Tudo sobre o Festival de Cinema em Gramado!

A casa do cinema brasileiro em Gramado. Assim é o Cine Embaixador, que passou a ser chamado de Palácio dos Festivais, por sediar há 45 anos um dos maiores eventos do cinema do Brasil e latino. São quatro décadas de tradição preservando a sétima arte e colocando Gramado no mapa cultural do Brasil e da América Latina.

Estrutura – Com detalhes em madeira incluindo o Kikito, a fachada do Palácio dos Festivais é em alvenaria e de estilo colonial. O Cine Embaixador tem capacidade para receber 1.100 pessoas e conta com uma programação semanal de filmes em exibição. Serve de bilheteria para espetáculos como o Natal Luz e o Korvatunturi, e atrações como o Snowland. Por sua excelente localização e estrutura confortável, também costuma sediar eventos privados (geralmente palestras).

Festival de Cinema – No mês de agosto todas as atenções se voltam ao Palácio dos Festivais por conta da realização do Festival de Cinema. Um tapete vermelho é estendido por toda a Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais. Filmes de curta, média e longa metragem ganham a tela e passam pelo crivo do júri técnico e também pela avaliação do público em geral, que costuma lotar a sala de cinema para conferir os filmes em competição, mas também para ver de perto as celebridades – uma tradição do Festival de Cinema de Gramado. Aos vencedores é dado o Kikito, troféu que representa o “Deus do Bom Humor” e foi criado pela artesã Elizabeth Rosenfeld.

Museu do Festival – Para quem aprecia história, cultura e cinema, não deve deixar de visitar a mais recente atração que está junto do Palácio dos Festivais. O Museu do Festival de Cinema fica no andar superior do prédio, e apresenta uma moderna estrutura que conta a história deste grande evento. Uma cafeteria com vista para a Avenida Borges de Medeiros é mais um atrativo do local que vale a visita.

Natal Luz – Além de funcionar como bilheteria central do Natal Luz, o Palácio dos Festivais sedia uma das atrações mais esperadas do evento: o Show de Acendimento, que é quando milhares de luzes são acesas no Centro da cidade. O espetáculo ocorre às 21 horas e é sempre muito aguardado pelo público, que toma conta da Avenida Borges de Medeiros para acompanhar de perto a encenação teatral que acontece no Palácio dos Festivais.

Caminho das Estrelas – em frente ao Palácio dos Festivais foi criada o Caminho das Estrelas, fazendo uma alusão a famosa Calçada da Fama, de Hollywood. No Caminho das Estrelas estão gravadas as mãos de alguns artistas brasileiros (e de algumas personalidades que não são artistas!). Em uma breve caminhada pela calçada em frente ao cinema é possível conferir estes registros.

🚙 Localização: Av. Borges de Medeiros, 2.697 – Centro/Gramado

Funcionamento: Como bilheteria, diariamente. Sessões de cinema às sextas, sábados e domingos, às 20h30. Em janeiro, fevereiro e julho a programação é diária em virtude das férias, também às 20h30.
INGRESSOS: Acesso gratuito

Já conhece a estátua do Kikito?

Quem chega via Taquara em Gramado, se depara com a estátua do Kikito. Idealizado por Elisabeth Rosenfeld por volta de 1965. A artista lançou um concurso entre os artesões locais, que deveriam criar uma escultura que representasse um elo indissolúvel entre a arte e a vida, cujo vencedor foi Orival da Silva Marques.

Em 1970, o Kikito alcançou o estrelato, sendo escolhido como troféu principal do Festival de Cinema de Gramado. Originalmente produzido em madeira, hoje a estatueta da premiação é feita em bronze.

Para quem quiser conhecer ele de perto, uma réplica da estátua fica ao lado da rótula das bandeiras, próximo ao centro da cidade. O deus do bom humor e das energias positivas dá as boas-vindas aos visitantes.

Comentários não permitidos.