Quantos dias devo ficar e como chegar em Gramado? Se tratando de visitar a Serra Gaúcha, essa pergunta é certamente uma das mais recebidas…

Não existe uma fórmula pronta que diga quantos dias devem ser passados em Gramado ou Canela para se aproveitar tudo. Na verdade, tudo depende de quais são os seus planos.

Sugerimos pôr nos cálculos um restaurante para almoço e outro para o jantar; e, no máximo, um passeio ou parque por turno. As atrações gratuitas, como o Lago Negro, por exemplo, valem muito a visita e são uma excelente opção para ocupar o tempo que sobra entre uma e outra programação.

Em geral, recomenda-se um mínimo de 5 dias para que se possa desfrutar da imensa variedade de programações disponíveis. É possível sim, conhecer a maior parte de Gramado e Canela nesse tempo! Contudo, se tratando da Serra em geral, deve-se acrescentar, no mínimo, 2 dias extras se Bento Gonçalves está nos seus planos, ou 1 dia para cada uma das outras cidades.

Como chegar em Gramado e Canela?

Se a sua dúvida se restringe somente a qual direção seguir e ao trajeto de carro que será percorrido, não hesite em clicar aqui – pronto, você poderá dispensar o resto desse capítulo!

(Senão:)

De Porto Alegre, a capital gaúcha, até Gramado, são cerca de 120 km de estrada. Trecho que geralmente se percorre em até 2 horas. Já se o seu ponto de partida é Caxias do Sul, a quilometragem baixa para cerca de 70 km ou 1 hora e 30 minutos de viagem.

São duas as principais opções de estradas: a que te leva por Taquara e a famosa Rota Romântica. A primeira, que passa por Nova Petrópolis, é uma excelente opção pela qualidade da via; mas, em compensação, o passageiro tem de cruzar dois pedágios e diversos radares de velocidade. A Rota Romântica, por sua vez, implica em um tempinho a mais na Estrada, já que o trecho é maior…, contudo, podemos dizer que as curvas com vista para o vale dá total sentido ao nome!

Dica para quem vai pegar avião: pesquisem sempre com antecedência mínima de 90 dias e usem o site www.skyscanner.com.br. Ele te ajuda a rastrear os voos com o melhor custo-benefício. Provavelmente, você encontrará voos diários para Porto Alegre ou para Caxias do Sul. Sem dúvidas, para quem ainda não tem interesse em visitar o Vale dos Vinhedos, vale mais a pena ir até à capital gaúcha e, de repente, investir em um transfer para chegar ao destino – nesse sentido, recomendamos os da Lunkes Turismo.

De outro lado, se o seu ponto de partida é a rodoviária, o translado de ônibus não necessariamente precisa ser combinado com uma agência de turismo. Você pode encontrar passagens no site www.guichevirtual.com.br, por exemplo – da maioria das grandes cidades do Rio Grande do Sul saem ônibus diários para Gramado. Para quem vem de fora do estado, usar Porto Alegre e Caxias de escala pode ser uma boa opção.

Se a sua ideia é alugar um carro, você poderá encontrar diversas opções de locadoras, seja em Porto Alegre, Caxias, Gramado ou Canela. Lembre-se de evitar abastecer nos postos em Gramado! O valor da gasolina é consideravelmente maior por estas bandas.

NÃO VOU ESTAR DE CARRO! QUAIS OS MEIOS DISPONÍVEIS PARA DESLOCAMENTO INTERNO?

Sem problemas! Pode ficar tranquilo!

Todos os meios convencionais de transporte funcionam muito bem por aqui. Há grande disponibilidade nos aplicativos e táxi. Então, o deslocamento interno certamente não será um problema para quem não vem de carro.

Além disso, fazemos questão de apresentar algumas opções que podem valorizar – e muito – o seu tempo gasto em deslocamento: patinetes elétricos, scooters, bicicletas infantis e adultas. É um verdadeiro desperdício não aproveitar a beleza do local passeando em veículo aberto! Sem falar que o acesso a esses meios é muito fácil, seja pela Casa do Viajante ou qualquer outro aplicativo do ramo.

Aliás, em caso de dúvida, vá a pé. A cidade é fantástica e super segura! Vale curtir cada segundo de passeio!

Conheça as Ofertas da Voppi e Ganhe Cashback em Suas Compras: Clique aqui

Comentários não permitidos.