Como todos provavelmente devem saber, a temperatura na Serra Gaúcha é a rainha de aprontar. Um dia está um frio de renguear cusco – como dizemos por aqui -; no outro, um calor de matar.

Há, contudo, algumas maneiras de estar bem preparado para reduzir a chance de sofrer com essas oscilações. A primeira dica é escolher bem a estação para viajar:

• Nos grandes maioria dos dias quentes de verão, a temperatura vai variar entre os 25 e 30 graus, com predomínio de sol forte. A grande diferença para as demais cidades do Brasil, nesse período, é que por aqui a sensação térmica geralmente é menor.

• Já no outono, o frio começa a aparecer com mais constância e a temperatura, na maioria dos seus dias, pode descer mais para perto dos 15 graus. Contudo, ainda há possibilidade de dias verdadeiramente quentes na Serra.

• No inverno, a incidência de dias quentes cai drasticamente e podemos escutar as famosas previsões de neve para a Serra Gaúcha. A temperatura média fica na casa dos 15 graus, mas comumente baixa da casa dos 10.

• A retomada da primavera é muito parecida com o outono. Assim como ele, quanto mais próximo do verão, mais quente; e, quanto mais próximo do inverno, mais frio.

O que torna esse clima praticamente imprevisível é que muito embora essas sejam as características normais, não é incomum termos um dia quente no inverno e um dia frio em pleno verão. Ou seja, nossa segunda dica é ficar de olho na previsão do tempo, conforme for chegando o dia da viagem.

Portanto, para organizar a sua mala, nossa dica é a seguinte: se você vai ao verão, permita-se levar na mala, pelo menos, 50% do vestuário para dias

quentes; no outono e primavera, prepare seu guarda-roupa para o frio, mas reserve uns 20% do espaço para looks mais verão; já no inverno, prepare-se para o frio intenso e apenas leve duas mudas de roupa para calor, por precaução.

O mais importante é saber jogar com roupas “híbridas”, que podem ser usadas em qualquer estação, como as jaquetas, os casacos mais leves, os vestidinhos e as calças jeans. No mínimo um casaco pesado, para frio intenso, é uma obrigação, independente da estação. Além disso, manta, touca e luvas sempre caem bem com o background de Gramado e Canela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *